Arquivo do Blog
Sobre Mim
domingo, 29 de março de 2009
A conquista de autonomia

Quando a criança nasce, é totalmente dependente dos pais. À medida que a criança se desenvolve, sua necessidade de cuidados vai diminuindo, a dependência vai se tornando desnecessária, e tanto a criança quanto os pais podem cuidar de suas necessidades e de suas realizações.
Alguns pais por excesso de amor não confiam na capacidade que os filhos têm de cuidar de si e continuam tratando-os sempre como se fossem recém nascidos. Alguns até mantém apelidos infantis, tais como: "nenê" "bebezinho". "As crianças "vivem confusas e indecisas, dominadas por uma ordem interna:" NÂO CRESÇA"
Quando se tornam adultos, tendem a não confiar na sua capacidade, continuam indecisos, esperando que outras pessoas decidam por eles e não conseguem ter êxito nem autonomia.
Outros pais são super carentes; não sabem cuidar dos filhos e até esperam ser cuidados por eles. Assim começam a sobrecarregá-los de responsabilidades, Ex: pedindo que cuidem do irmão menor, e assim a criança acaba não aprendendo a cuidar de si mesma. São dominadas pela ordem: "APRESSA-TE A CRESCER"!
Quando adultos tendem a se transformar em pessoas que não sabem relaxar, nem desfrutar a vida. Não conseguem compartilhar seus sentimentos, estão sempre correndo, vivem procurando defeito nas pessoas e substituem afeto por trabalho ou drogas.
É importante que os pais saibam respeitar as necessidades e a capacidade de seus filhos, para que eles consigam desenvolver sua autonomia, e ao mesmo tempo, saibam compartilhar suas vidas em relacionamentos profundos.
Assinar:
Postagens (Atom)